Tel. 234 31 60 70

Email. primagama@primagama.pt

Rua de São João, Nº49 | Aveiro

GPS: 40.6156692,-8.6568227

Inspeção automóvel: aspetos que podem levar o seu carro a chumbar

terça-feira, 08 de agosto de 2017
KBB
Primagama
KBB

Levar o carro à inspeção pela primeira vez é obrigatório antes dos quatro anos de matrícula, mas deve estar atento ao que o poderá levar a chumbar.

Quando deve levar o seu carro à inspeção

Quem possua um automóvel ligeiro de passageiros deve cumprir a primeira inspeção periódica quatro anos após a data da primeira matrícula. Depois, entre esta e os oito anos do veículo, a inspeção é realizada de dois em dois anos. Decorrido esse período, a inspeção passa a ser marcada anualmente. Durante o processo de inspeção, feita em centros certificados para o efeito, são analisadas as condições de funcionamento e segurança do veículo, tendo por base as suas caraterísticas homologadas (seja de origem ou não).

E logo aqui é preciso ter atenção. Por exemplo, antes de decidir mudar o tamanho de jante do pneu é necessário confirmar se a medida em causa consta do livrete. Após ser testado e verificado, através de meios humanos, mas também cada vez mais recorrendo à fiabilidade das máquinas, o inspetor redige uma ficha com os defeitos detetados.

Os três tipos de defeitos que podem ser assinalados na inspeção periódica obrigatória:

Leve (grau 1) - qualquer defeito observado que não afeta nem as condições de utilização do veículo nem as suas condições de segurança. No entanto, o acumular de defeitos de grau 1 pode obrigar a uma reinspeção. Isto ocorre quando são assinalados mais de 5 defeitos leves;

Grave (grau 2) - um defeito que afeta as condições de utilização ou as suas condições de segurança. Por exemplo, se for nos sistemas de direção, suspensão ou travagem o automóvel não poderá circular com passageiros ou carga. O grau 2 pode ainda ser usado caso a identificação da viatura ou do seu proprietário levante dúvidas. No primeiro caso, o veículo deve ser reinspeccionado. No segundo, as dúvidas devem ser esclarecidas junto do IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres;

Muito Grave (grau 3) - um defeito que compromete de tal forma o funcionamento ou a segurança do veículo que é determinada a imobilização do mesmo até o problema ser resolvido. Alterações às características homologadas podem também originar o chumbo.

O chumbo implica o regresso ao Centro de Inspeção no prazo máximo de 30 dias. Caso os defeitos se mantenham, uma nova vistoria será efetuada no período dos 15 dias seguintes. Quando o prazo para a reinspeção não é cumprido, tem de ser feita uma nova inspeção. Todos estes processos custam tempo e dinheiro. Por isso, antes de seguir viagem até um centro, o melhor é verificar a inexistência dos problemas mais comuns que originam a reprovação: deficiências nos componentes e sistemas de travagem, de controlo de emissões e escape e nas dimensões e estado dos pneus.

Preparar o seu automóvel para a inspeção

Algumas destas verificações têm de ser efetuadas em oficinas, nomeadamente as emissões de CO2, mas a maioria pode ser descartada pelo próprio. O mais simples é construir uma lista de itens e ir riscando cada um, à medida que tem a certeza de estar tudo bem. Para verificar todo o sistema de iluminação, o ideal é esperar pela noite. Comece por confirmar o funcionamento das luzes de presença, dos médios e dos máximos, tendo em atenção se os dois faróis da frente, assim como os farolins de trás, se mostram calibrados, ou seja, emitem a mesma quantidade de luz e na mesma direção. Depois, há que passar revista à sinalização luminosa: luzes de mudança de direção, de perigo (quatro piscas), de travagem, de marcha atrás, da chapa de matrícula e de nevoeiro (quando existentes).

Os limpa para-brisas da frente, assim como o mesmo mecanismo quando presente no óculo traseiro, devem estar a funcionar e o depósito de água para estes deverá estar cheio. Os espelhos também não devem ser descurados: verifique a superfície refletora, a fixação e a regulação. Todos os cintos de segurança devem estar operacionais e corresponderem ao número de lugares homologado. Já os pneus devem ter no mínimo 1,6 milímetros de rasto e não apresentarem quaisquer anomalias. Por fim, não esquecer se o triângulo de sinalização está no sítio e se o colete refletor é homologado e se se encontra no interior do habitáculo.

Caso prefira não ter preocupação com a inspeção, poderá trazer o carro à oficina Primagama, onde todos estes items serão avaliados e feita a inspeção em local apropriado.


PORQUÊ PRIMAGAMA?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2018 Primagama.pt.
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
NOVIDADES EM 1ª MÃO Receba em 1ª mão, todas as novidades de stock que temos para lhe oferecer. Todos os seus direitos de privacidade e anti-spam serão protegidos.