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Pneus Run Flat: o que são e como funcionam?

sexta-feira, 20 de abril de 2018
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Os pneus run flat distinguem-se dos restantes por terem paredes reforçadas. 

Ter um furo à noite, com chuva, numa estrada deserta, é um cenário de pesadelo. Os pneus Run Flat podem ser a salvação, mas têm condicionantes.

Diferença entre pneus Run Flat e pneus normais

Os pneus Run Flat, ou de rodagem em vazio, distinguem-se dos normais por terem paredes reforçadas, que permitem, em caso de perda total de pressão, devido a furo ou outro dano, continuar a viagem por mais 80 quilómetros a um máximo de 80 km/h. Num pneu Run Flat, mesmo vazio, as paredes do pneu suportam o peso do veículo, que pode chegar sem problemas a um local onde o pneu possa ser reparado ou substituído.

Pelo contrário, num pneu normal o que suporta o peso do carro é o ar sob pressão contido no seu interior. Se o pneu se esvaziar repentinamente, fica esmagado, salta da jante e é cortado por esta.

Kits de reparação vs pneus auto-selantes

Os furos ou rasgões nos pneus são um pesadelo que os Run Flat podem evitar. A roda sobresselente pressupõe a troca de pneu (e quantas vezes nos esquecemos de pôr ar no pneu sobresselente e ele está vazio quando é necessário…). O kit de “reparação”, para além de só ser útil em furos muito pequenos, danifica o pneu, que tem que ser substituído por um novo (e também é preciso adquirir um novo kit). Há ainda os pneus auto-selantes: dispõem de uma camada de borracha líquida sob a banda de rodagem, que, em contato com o ar, endurece instantaneamente, vedando o furo. Parecia ser uma tecnologia promissora, mas revelou-se eficiente em apenas 80% dos furos na banda de rodagem do pneu e não cobre danos nas paredes laterais.

Restam os pneus Run Flat, que também apresentam inconvenientes: devido ao reforço da estrutura, são mais pesados, mais caros, mais rígidos (tornando o carro mais duro) e originam um maior consumo de combustível.

Porém, até há pouco mais de um ano, a sua principal desvantagem era só poderem ser montados em veículos já preparados de origem (chassis, suspensão, etc.) para os receber, não podendo ser usados em qualquer viatura. Todos os outros problemas têm vindo a ser corrigidos e até o facto de os Run Flat serem mais caros é em parte compensado pela dispensa de um pneu sobresselente.

Inovação Bridgestone

Foi então que, no início de 2016, o fabricante Bridgestone apresentou os pneus Run Flat Driveguard - estes, ao contrário dos Run Flat clássicos, podem ser usados em qualquer carro.

Os Driveguard têm o peso de um pneu normal e custam cerca de 11% mais que um pneu Turanza com a mesma medida. A única coisa que requerem é um sistema de monitorização de pneus (de origem no veículo ou montado), pois, de outra forma, com um pneu furado, não se sente qualquer diferença na condução. Mesmo com um rasgo na parede, estes pneus podem circular e, em caso de furo, podem ser remendados (se isso for possível) como um pneu normal.


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