Tel. 234 31 60 70

Email. primagama@primagama.pt

Rua de São João, Nº49 | Aveiro

GPS: 40.6156692,-8.6568227

Vícios de condução que tem de perder rapidamente pois vão estragar o seu automóvel

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Primagama
Primagama
Google

Vícios de condução:

Conduzir com a mão pousada na alavanca da caixa de velocidades

É, por ventura, um dos hábitos mais comuns de quem conduz: repousar a mão na alavanca da caixa de velocidades. Normalmente, é um ato atribuído à maior facilidade na hora de passar de relação ou, muito simplesmente, uma forma de repousar o braço do ‘cansaço’ do volante. Estas são as justificações. Na prática, contudo, as consequências podem ser importantes para a caixa: o esforço aplicado no seletor da alavanca pode resultar em desgaste prematuro deste componente. Além disso, é sempre obrigatório manter as duas mãos no volante para controlo mais contundente do veículo.

Pé em repouso no pedal da embraiagem

Por estranho que pareça, apesar de ser um dos exemplos mais frequentemente dados de erros na condução, ainda há muita gente que deixa o pé esquerdo ‘descansar’ no pedal de embraiagem. As justificações são muitas e vão da simples “maior comodidade” ao descuido, mas o facto é que a embraiagem, enquanto um dos órgãos mecânicos sujeitos a maior desgaste, acaba por sofrer ainda mais devido à continuidade do pé esquerdo no pedal da embraiagem.

Estar muito tempo parado com uma mudança engrenada

Imagine uma viagem pela cidade. No semáforo vermelho, enquanto está parado, deixa o carro com a mudança engrenada enquanto espera pelo verde. Mas, saiba que essa pode não ser a melhor forma de proceder: esse ato acaba por causar um esforço suplementar no prato de pressão e nas molas de diafragma daquele componente. O ponto de embraiagem em doses excessivas também tem o mesmo efeito, desgastando a embraiagem. Duas palavras apenas: ponto-morto.

Ter o depósito constantemente na reserva

Esta recomendação acaba por nem sempre ser de fácil cumprimento, na medida em que depende, proporcionalmente, da disponibilidade financeira de cada um. Contudo, estar constantemente na reserva é prejudicial para o motor, uma vez que pode estar a danificar a bomba de combustível do veículo e, também, a fazer o motor ‘sorver’ detritos que possam estar no fundo do depósito para o sistema de combustível.

Passar de marcha-atrás para primeira rapidamente

Já todos passámos pela necessidade de estacionar rapidamente, seja porque se começa a formar uma fila de outros condutores impacientes, seja porque queremos fazê-lo rapidamente para chegar mais depressa a casa. No entanto, a passagem de marcha-atrás para primeira de forma brusca e rápida pode danificar o sistema de transmissão e/ou motor. O procedimento ideal deveria passar por imobilizar o veículo totalmente e, então sim, efetuar a passagem de caixa.

Passagens de caixa ‘à Velocidade Furiosa’

Sim, nos filmes é impressionante e adiciona adrenalina ao dia-a-dia. Mas a caixa de velocidades do seu veículo não aprecia, minimamente, as passagens de caixa bruscas e violentas que efetua. O desgaste prematuro pode significar a substituição da embraiagem muito antes do previsto.

Excesso de peso

Não dos passageiros, mas de bagagens e itens desnecessários que vão no interior da viatura. Aliás, lembra-se daquele chapéu de praia e daquela mala de ferramentas com um peso total de 10 kg que está na mala? Deixe-os em casa. Saiba que o peso em excesso apenas acrescenta esforço ao grupo motriz (motor e caixa), suspensão e travões. Além disso, mais peso equivale também a mais consumo de combustível.

Acelerar a frio e curtas viagens

Estas dicas são quase autoexplicativas. Acelerar a fundo ou efetuar grandes arranques com menos de dez minutos de viagem é altamente prejudicial, na medida em que o motor ainda não está suficientemente quente, bem como todos os seus componentes e o óleo.


PORQUÊ PRIMAGAMA?

FINANCIAMENTO EM 24HORAS

Oferecemos-lhe eficientes ferramentas de crédito com máxima rapidez e melhores taxas do mercado.

GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES

Em stock, a mais cuidada seleção de viaturas. Altos padrões de qualidade que lhe garantem soluções fiáveis.

GARANTIA ATÉ 24 MESES

Serviço de garantia eficiente que o acompanha, no periodo inicial de utilização do seu novo automovel.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO

Temos ao seu dispor uma oficina multimarcas onde pode contar com todos os serviços de que a sua viatura necessita.

Copyright © 2018 Primagama.pt.
Todos os Direitos Reservados
Code and Design by Webhouse.pt
NOVIDADES EM 1ª MÃO Receba em 1ª mão, todas as novidades de stock que temos para lhe oferecer. Todos os seus direitos de privacidade e anti-spam serão protegidos.